http://www.sxc.hu/photo/514244 - Splash escuro.
http://www.sxc.hu/photo/604618 - Splash na jarra.
http://www.sxc.hu/photo/608789 - Ondas na superfície.
http://www.sxc.hu/photo/1139998 - Explosão de água - Principal imagem para este tutorial.
http://www2.istockphoto.com/file_thumbview_approve/3907017/2/istockphoto_3907017-water-splash.jpg - Versão de cortesia da imagem iStock.
Primeira etapa – Preparação e separação
Para começarmos a nossa revolução nesta pobre fotografia, vamos primeiro isolar o fundo do dançarino, mas em duas camadas separadas, portanto selecione-o com a ferramenta de sua preferência. Neste tutorial optamos pela Caneta (Pen Tool), já que ela permite curvas dinâmicas e mostra resultados mais precisos que as demais. Para utilizá-la, apenas clique nos pontos desejados e, sem soltar o botão do mouse, arraste na direção desejada para curvar o traço.
Na hora de fechar a trilha com a caneta, basta clicar sobre o primeiro ponto que tudo será imediatamente ligado, como mostrado na imagem acima. Com o caminho (path) finalizado, pressione Ctrl+Enter no teclado para criar uma seleção.
Agora que apenas a pessoa está selecionada em sua imagem, duplique-a. Para isso, você pode ou pressionar as teclas Ctrl+J ou navegar até a janela de camadas (F7), clicar sobre o título da atual com o botão direito do mouse e selecionar a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer).
Este é o resultado similar ao que você deve obter, com a camada da pessoa isolada. Para ver apenas a nova camada, sem a de plano de fundo, simplesmente clique sobre o olho que está ao lado da sua miniatura na janela de camadas, como colocado acima.
Legal, não? Mas fique atento, pois algumas áreas ainda precisam de retoque, portanto pegue novamente a ferramenta de Caneta (Pen Tool) e crie contornos logo acima do ombro esquerdo do rapaz, na barriga (apenas sobre a pele) e na região interna da corrente dele, formando novamente seleções. Com estas prontas, utilize a borracha e apague a pele do abdômen e o cinza de fundo que ainda não foi eliminado das regiões citadas.
Agora que temos puramente a pessoa isolada, vamos aumentar a manga do moletom no lado direito da foto para que ele não cause problemas na hora de replicarmos o efeito de água. Para isso, crie uma seleção sobre ele com a ferramenta de sua escolha e duplique seu conteúdo para uma nova camada pressionando Ctrl+J ou repetindo o processo descrito no início do tutorial.
Uma vez criada a nova camada, arraste-a um pouco para baixo e para o lado com a ferramenta Mover. Em seguida, navegue até o Menu Editar > Transformação Livre e, com o quadro de transformação ativado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Girar Verticalmente (Flip Vertical).
Vá ao Menu Editar > Transformar > Distorcer (Edit > Transform > Warp) para iniciar o modo de deformação. Nele, arraste os quadros de modo que se forme uma extensão natural da manga, como neste exemplo:
Para fazer as coisas se misturarem bem (qual é, vai deixar um risco mostrando que sua imagem não passa de uma montagem barata?) pegue uma borracha com bordas macias e de 150 pixels de raio e vá apagando as beiradas de longe. A etapa não é obrigatória, mas ajuda muito no resultado final.
Mescle a camada da extensão da manga com a camada do dançarino isolado para que elas virem uma só imagem achatada. Para isso, clique sobre o nome dela na janela de Camadas com o botão direito e escolha a opção “Mesclar abaixo”. Por fim, pinte cuidadosamente a pele do rosto, pescoço e peito de preto, pois não há carne humana neste tutorial!
Por ora, vamos dar um tempo ao nosso amigo e começar o trabalho no fundo da imagem. Mantenha a calma, pois a brincadeira está só começando! Veja o que será realizado na próxima etapa:
Segunda Etapa – Criando o cenário perfeito
Retorne à janela de camadas, oculte o dançarino (clicando sobre o olho que fica logo ao lado da camada, como já foi mostrado), selecione a imagem original e duplique-a pressionando Ctrl+J. Oculte a original e deixe-a de lado por enquanto, pois trabalharemos apenas com a cópia.
Com a nova camada selecionada, escolha a ferramenta de Carimbo (Clone Stamp Tool), ajuste-a para adquirir um raio de 180 pixels e zero de dureza (isso cria bordas macias e espalhadas que se mesclam muito melhor para esta etapa).
Agora segure a tecla Alt e clique em um ponto intermediário da parede de concreto para definir o padrão a ser clonado. A seguir, vá dando toques leves no botão esquerdo do mouse, apagando o dançarino e deixando nada além de parede, obtendo algo parecido com isto:
Para melhorar o efeito experimente colher novas amostras segurando a tecla Alt tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo da imagem. Já que não restou nada a não ser concreto, repare que a porção mais clara da imagem está na parte de baixo, portanto vamos girá-la para criar um efeito de iluminação atraente daqui a pouco. Como fazer isso? Simples, é só repetir o comando de virar verticalmente aplicado na manga (Menu Editar Transformar Girar Verticalmente).
O próximo truque é voltar ao menu Editar e escolher a opção Transformação Livre. Com ela ativada estique a ponta de cima da imagem até que a quebra na imagem saia para “fora” do quadro de pintura, deixando apenas uma parede reta na parte de cima. É só posicionar o mouse sobre o quadradinho central, clicar e arrastar para cima, exatamente assim:
Já temos um cenário “de verdade”, quase digno de um homem de água, mas ainda faltam uns pequenos ajustes. Portanto, abra a janela para ajustes de Matiz e Saturação (Ctrl+U ou Imagem Ajustes Matiz/Saturação), marque a caixa “Colorir” e utilize os valores mostrados abaixo (Matiz 212, Saturação 60 e Luminosidade -23):
Crie uma nova camada (clique sobre a pequena folha na janela de Camadas) e aperte F5 para abrir a tela de Dinâmicas de Pincel (Brush Dynamics). Desça pela seleção de pontas até encontrar a marcada na foto abaixo e configure-a da seguinte maneira:
• Diâmetro: 100 a 130 pixels;
• Espaçamento: 6%.
• Espaçamento: 6%.
Agora selecione a seção Dinâmica da forma e marque os seguintes itens/valores:
• Tremulação de tamanho: entre 40% e 50%;
• Tremulação de ângulo: entre 10% e 15%.
• Tremulação de ângulo: entre 10% e 15%.
Para concluir os passos necessários na janela de dinâmicas de pincéis, vá à tela de Dispersão (logo abaixo da Dinâmica de Forma), marque a caixa de "Ambos os Eixos" e arraste o seletor para algo entre 950% e 1000%.
Antes de pintar, vá ao painel superior e diminua o fluxo da ferramenta para um valor entre 10% e 20%, fazendo com que as mudanças sejam controladas e graduais. Pronto para o trabalho manual? Comece pelas bordas externas clicando pouco a pouco com muito cuidado; crie uma espécie de borda leve lateral e finalize dando ênfase na porção inferior, que deve mesmo ficar mais escura, como se um raio de luz viesse do topo. Confira um exemplo rápido:
O resultado está satisfatório para suas exigências? Se sim, pule para a próxima etapa (ou talvez direto para a aplicação do efeito de água), mas, se você for como eu e o resto da equipe Baixaki, aplique uma finalização melhor nessa “coisa”! Selecione a camada de fundo azul, duplique-a (Ctrl+J) e mude o modo de mesclagem para Subexposição de cores (Color Dodge) pela janela de camadas.
Mas agora a coisa ficou muito exagerada! Sim, portanto retorne à camada de fundo normal, vá ao menu Filtros > Renderizar > Efeitos de iluminação e aplique uma configuração próxima à da imagem abaixo para criar o efeito de feixe de luz, corrigido e sem exageros:
Terceira etapa – Iluminando as roupas
Para que presta um cenário perfeito se o protagonista da cena parece ter vindo de outro planeta (ou de outra fonte de luz)? Exatamente, para nada! Justamente por isso a próxima parte do tutorial envolve algumas mudanças na roupa do homem de água! Aqui vai uma comparação de antes e depois:
Não se preocupe, pois as coisas aqui são bem mais fáceis, eu garanto! Comece criando uma seleção em torno apenas da blusa com a ferramenta de sua escolha (laço poligonal é uma boa pedida aqui) e duplicando-a (Ctrl+J ou botão direito sobre o título da camada na janela apropriada).
Agora que você já possui apenas a jaqueta separada, mude seu modo de mesclagem para Divisão (Divide).
Isso dá um brilho mais forte e também mais impacto, mas o verde não cai muito bem com o fundo adotado, portanto transforme a blusa em cinza dessaturando-a. É só abrir a janela de ajustes de Matiz/Saturação (Ctrl+U) e mover o deslizador central todo para a esquerda:
Repita o procedimento de seleção e duplicação da blusa para a calça, selecionando a camada base do dançarino antes de efetuar a ação.
Mude o modo de mesclagem para Subexposição de Cores (Color Dodge) para obter a iluminação mais gritante - divisão também funciona, mas é mais suave, o que não é a intenção.
A composição a esta altura já está bem mais interessante, mas falta concluir a iluminação. Selecione novamente a camada base para o corpo (a que não foi alterada), clique no ícone para criar uma nova camada (assim ela fica acima da original, mas abaixo das demais duplicadas) e vá pintando uma faixa esfumaçada em preto ao redor das bordas externas da calça como mostrado abaixo. Não se preocupe com o cenário, pois já corrigiremos isso:
Está vendo a opção acima, Criar Máscara de corte (Create Clipping Mask)? Ao ligá-la você faz com que apenas os pixels coincidentes com a camada de baixo sejam mostrados, logo, tudo que está para fora da calça será ocultado. Para ativar o recurso apenas clique com o botão direito sobre a camada e selecione a opção já mostrada.
Nosso cenário está, enfim, pronto para receber o homem de água. Mas como criar o efeito? Não se preocupe, o processo é demorado, mas depois que você aprender os passos básicos e entender a separação de canais (nosso próximo tema para este tutorial) será possível criar suas próprias variações, veja:
Quarta etapa – “Criando” ou “Copiando”?
Vamos mostrar como copiar as gotas e espirros de água que serão jogados sobre nosso amigo por meio da seleção de canais de cor, que é o método mais adequado para a tarefa.Como explicado no início do texto, a preferência é por imagens fortes, destacadas e dinâmicas, preferencialmente com fundo preto para facilitar. Caso você arranje outras imagens com fundo claro, apenas inverta as cores pressionando Ctrl+I no seu teclado para seguir os mesmos passos colocados na sequência.
Abra a imagem normalmente e, na janela em que ficam as camadas, selecione a guia Canais (Channels). Clique de uma por uma para ver qual oferece o maior nível de contraste (a que fica com diferenças boas entre preto e branco). Para a imagem de exemplo, o melhor canal foi o azul.
Em seguida, volte à aba de camadas e pressione Ctrl+J para criar uma camada duplicada, contendo apenas água, em sua mais pura forma! Para visualizar se você conseguiu, oculte a camada de baixo, original:
Parte 5 – O fim de um longo processo
Agora tudo vai do bom senso. Você precisa aplicar o processo de copiar por canais em todas as suas imagens com água e jogá-las, já filtradas, dentro da imagem principal , É só copiar a camada limpa e colar no outro documento ou arrastá-la direto para dentro de outra imagem quando se trabalha com várias imagens na Área de Trabalho.O processo é bem subjetivo, mesmo assim, aqui vão alguns dos exemplo básicos de montagem, separados em etapas e partes para facilitar a sua compreensão (e não nos levarem à loucura!). Foram usadas apenas duas amostras: a do exemplo anterior e esta do SXC, ambas já separadas do fundo.
Braço esquerdo
Comece copiando a água circular sem o fundo. Depois de colá-la sobre o documento faça uso da ferramenta de transformação livre para girá-la e diminuí-la até que a “boca” do espirro esteja voltada para fora e exatamente do tamanho de um pulso, como mostrado abaixo:
Não é necessário, mas se você achar que a coisa ficou meio sem sal duplique uma ou duas vezes as camadas de água, mescle-as (é só selecionar na guia de camadas segurando Shift) e utilize ajustes LEVES de matiz/saturação com a caixa colorir marcada, para dar uma cor mais azulada ao feixe.
Braço direito
Como você pode observar, este braço não está lateral como o outro, mas ainda assim é possível criar a sensação de profundidade. Volte para a imagem em forma de círculo, copie-a para o projeto do homem de água, aplique transformação livre, Girar Verticalmente e Distorcer (Editar Transformar Distorcer) até chegar próximo a isto:
Imagine suas entranhas mais profundas se liquefazendo diante do terror sinistro de uma tonelada de Photoshops agindo na escuridão! Erm... hein? Zé do Caixão fica para um próximo tutorial, mas a ideia aqui é fazer muita água se espalhando, e quase direto para baixo. A melhor opção para isso não são partes inteiras, mas sim os espirros de água que já vimos acima (retirados do balão estourado).
Faça o efeito para um lado primeiro. Quando achar que está bom, dê um duplo clique sobre a miniatura da camada (na janela de Camadas, F7) para abrir a caixa de edição de efeitos. Selecione a opção Sombra Projetada (Drop Shadow) com os seguintes ajustes:
No pé será aplicado um efeito de impacto, ou seja, a água terá que subir em sentido contrário à pisada e feixes e espirros terão que percorrer em direção contrária. Comece o processo com a mesma forma dos braços, mas ao invés de “saindo” do corpo, coloque-a subindo pela perna da seguinte maneira:
Para que perder tempo criando se já algo quase pronto? Duplique o grupo do pé esquerdo, selecione todas as camadas juntas (clicando na primeira e na última segurando a tecla Shift) e utilize as ferramentas de transformação livre para movê-la para baixo e, principalmente, distorcê-la (com auxílio da opção Warp) a ponto de que não seja apenas uma cópia.
Para completar, adicione uns feixes de água em sentido horizontal espirrando para a direita e para a esquerda, causando mais impacto visual!
O fim está próximo! Apenas mais umas colagens e seu projeto está pronto! Agora, para fazer o peitoral, faça uma verdadeira baderna de pingos e espirros, alguns saltando por cima da blusa e da camiseta e outros por cima do ombro para ampliar a sensação de movimento:
Site de Origem: http://www.tecmundo.com.br/1964-photoshop-aprenda-a-fazer-o-homem-de-agua.htm#ixzz1wB4F8NVD
Top nota 10 !!!!. Valeu, pelo o ensino. Feliz 2014.
ResponderExcluir