Veja abaixo as imagens que vamos trabalhar nessa matéria:
Esse efeito tem resultados muito impressionantes. Repare pelas imagens acima o poder da cor e o clima que o Aqua cria.
O principal componente do Aqua é o degradé. Com ele, conseguimos ajustar as cores para que, junto com o reflexo, dê uma impressão de vidro. Sem degradé, o aqua não é aqua…
Vamos para a parte prática. Inicialmente com a estrela, que vai nos dar uma boa impressão sobre como trabalhar com formas diversas e irregulares.
Para criar essa estrela, vamos passar por cinco estágios:
Em cada estágio, a forma vai ficando com um visual mais detalhado até completarmos o efeito. Daqui para frente, você verá que a intensão para qualquer geometria é a mesma, mas que para chegar ao resultado final, passamos por diferentes experiências. Faremos tudo manualmente, sem utilizar nenhum plugin.
O primeio estágio é simples. Criamos uma estrela utilizando a ferramenta “Star” do Fireworks:
Esses pontos servem para que você altere certas características da
geometria. No caso da estrela, podemos alterar a quantidade de pontos,
arredondar as extremidades e as curvas internas, além de aumentar os
braços da geometria.
Para nosso caso, arredondamos as extremidades e as curvas internas e colocamos 5 pontos.
Como acabamento, deletamos o preenchimento e deixamos apenas a borda laranja no tamanho 2 (o tamanho da borda depende do tamanho da sua geometria. Não deixe que ela fique nem muito apagada nem muito chamativa).
Após a criação dessa geometria, tiramos uma cópia da mesma, enviamos para trás da original, excluímos a borda e aplicamos um preenchimento sólido na cor
#FFB907.
No terceiro passo, iniciaremos uma combinação de efeitos. Além de ter o reflexo, precisamos criar uma espécie de relevo, onde teremos um glow mais escuro que o laranja do preenchimento e uma sombra em apenas um dos lados da estrela, com uma cor bem forte e derivada do laranja.
O primeiro efeito será um Inner Glow, que você encontra na área “Effects” no painel de Propriedades.
Para nosso exemplo, configuramos um Inner Glow bem suave, apenas para demarcar um relevo de leve, mas o suficiente para o efeito.
Ainda nessa terceira etapa, aplicaremos outro efeito na mesma geometria, complementando o primeiro efeito.
É o Inner Shadow. As opções são quase as mesmas, com excessão da ferramenta de ângulo:
Essa ferramenta muda o ângulo da sombra, fazendo com que ela fique para qualquer lado.
Veja a aplicação desse efeito na estrela:
Repare que já temos um relevo na estrela, e que o Inner Shadow deu um aspecto muito interessante nas cores.
Nesse momento, inciamos o trabalho com os reflexos que terá 2 etapas. A primeira trará o seguinte efeito:
Para isso, criamos outra cópia da estrela sem borda e aplicamos o degradê como a imagem abaixo:
Você deverá ver a seguinte imagem:
Delete alguns pontos da estrela e teremos uma curva como a de baixo:
(Para criar a curva, utilize a Pen Tool – Nas próximas matérias, veremos todos os detalhes dessa ferramenta).
Agora, para que o degradê fique transparente, aplicaremos o modo “Screen”:
Dessa forma chegamos ao final dessa etapa.
Para finalizar, criaremos duas novas geometrias como na imagem abaixo:
Aplicamos o mesmo efeito e finalizamos a estrela. Com um trabalho para fazer o fundo e o reflexo, fechamos com essa imagem:
Vimos nessa estrela o conceito básico da criação do Aqua. Os tipos de efeitos e suas aplicações. No próximo exemplo, veremos o Aqua aplicado em uma bola, que tem alguns detalhes diferenciados da estrela.
Veja abaixo:
A necessidade dos efeitos é a mesma, porém, no caso da bola, temos que aplicá-los de outra forma pra ter um resultado realmente legal.
Inciamos o processo, criando um círculo apenas com borda e outro embaixo, na cor sólida. Você terá esse resultado:
Em seguinda, crie outro círculo como os outros, coloque-o abaixo da borda e acima do preenchimento e aplique um degradê “Ellipse” como mostra a imagem abaixo:
Agora, aplique o modo “Multiply” nessa bola (No mesmo lugar onde você aplicou o modo “Screen”). Você terá o relevo como o Inner Glow fez na Estrela. Veja:
Se aplicássemos o Inner Glow, não chegariamos nesse efeito pelas limitações que essa ferramenta possui. Então, como solução, utilizamos um degradê com a mistura Multiply.
Agora faremos o reflexo, onde vc vai criar uma bola com o degradê do branco para preto e aplicar o modo Screen. Você chegará nesse preview:
Estamos quase terminando. Falta apenas o efeito que, para a estrela, foi o Inner Shadow.
Para a bola, novamente, será uma aplicação diferenciada. Você deverá criar uma geometria como essa imagem:
Detalhe que ela não precisa ser toda certa pois aplicaremos o Edge Feather:
A geometria então, ficará com as bordas suavizadas. Para concluir o efeito, passaremos essa geometria para trás do degradê Ellipse e finalizamos este exemplo com a seguinte imagem:
Todos os efeitos que foram aplicados na estrela foram novamente aplicados na bola, porém, com outras ferramentas.
As aplicações também não mudam para letras. Começamos criando a borda e o preenchimento:
Dica: Para trabalhar melhor com as fontes, você pode convertê-las em vetor… vá no menu Text > Convert to Path (Ctrl+Shift+P).
Aplicaremos agora os efeitos Inner Glow e Inner Shadow como na estrela. (Baixe o arquivo com o png no fim da coluna para ver as configurações de cada um dos efeitos). Ficamos com a seguinte imagem:
O próximo passo é criar os reflexos que serão três:
Assim, finalizamos a aplicação para Texto:
O processo é exatamente mesmo dos outros casos, porém, não utilizaremos os efeitos Inner Glow e Inner Shadow. Apenas o degradê e o reflexo já são suficientes para deixar o ícone legal.
Finalizamos ele assim:
Esse efeito tem resultados muito impressionantes. Repare pelas imagens acima o poder da cor e o clima que o Aqua cria.
O principal componente do Aqua é o degradé. Com ele, conseguimos ajustar as cores para que, junto com o reflexo, dê uma impressão de vidro. Sem degradé, o aqua não é aqua…
Vamos para a parte prática. Inicialmente com a estrela, que vai nos dar uma boa impressão sobre como trabalhar com formas diversas e irregulares.
Para criar essa estrela, vamos passar por cinco estágios:
Em cada estágio, a forma vai ficando com um visual mais detalhado até completarmos o efeito. Daqui para frente, você verá que a intensão para qualquer geometria é a mesma, mas que para chegar ao resultado final, passamos por diferentes experiências. Faremos tudo manualmente, sem utilizar nenhum plugin.
O primeio estágio é simples. Criamos uma estrela utilizando a ferramenta “Star” do Fireworks:
Após selecionar essa ferramenta, clicamos e arrastamos o mouse no palco até criarmos a geometria no tamanho desejado, que no caso do efeito aqua, pode ser qualquer tamanho. Tudo é feito com vetores.Repare que com as ferramentas para geometrias prontas têm pequenos polígonos amarelos em alguns pontos. Veja: | |
Para nosso caso, arredondamos as extremidades e as curvas internas e colocamos 5 pontos.
Como acabamento, deletamos o preenchimento e deixamos apenas a borda laranja no tamanho 2 (o tamanho da borda depende do tamanho da sua geometria. Não deixe que ela fique nem muito apagada nem muito chamativa).
Após a criação dessa geometria, tiramos uma cópia da mesma, enviamos para trás da original, excluímos a borda e aplicamos um preenchimento sólido na cor
#FFB907.
No terceiro passo, iniciaremos uma combinação de efeitos. Além de ter o reflexo, precisamos criar uma espécie de relevo, onde teremos um glow mais escuro que o laranja do preenchimento e uma sombra em apenas um dos lados da estrela, com uma cor bem forte e derivada do laranja.
O primeiro efeito será um Inner Glow, que você encontra na área “Effects” no painel de Propriedades.
Selecione a geometria com o preenchimento, clique no ícone “+” da área Effects e selecione Shadow and Glow > Inner Glow.Explicando cada uma dessas ferramentas: = Tamanho do Glow
= Cor do Glow = Transparência do Glow. Se você escolheu a cor preta, colocando 100% o glow ficará totalmente preto. Quanto menor a transparencia, mais suave fica. = Suavização do glow Offset = Afasta o glow da borda da geometria |
Para nosso exemplo, configuramos um Inner Glow bem suave, apenas para demarcar um relevo de leve, mas o suficiente para o efeito.
Ainda nessa terceira etapa, aplicaremos outro efeito na mesma geometria, complementando o primeiro efeito.
É o Inner Shadow. As opções são quase as mesmas, com excessão da ferramenta de ângulo:
Essa ferramenta muda o ângulo da sombra, fazendo com que ela fique para qualquer lado.
Veja a aplicação desse efeito na estrela:
Repare que já temos um relevo na estrela, e que o Inner Shadow deu um aspecto muito interessante nas cores.
Nesse momento, inciamos o trabalho com os reflexos que terá 2 etapas. A primeira trará o seguinte efeito:
Para isso, criamos outra cópia da estrela sem borda e aplicamos o degradê como a imagem abaixo:
Você deverá ver a seguinte imagem:
Esse degradê indo do branco para o preto vai servir para colocar o efeito do reflexo na estrela.Porém, antes de aplicar o efeito final, vamos editar essa forma para que você chegue naquele efeito de curva do reflexo. |
(Para criar a curva, utilize a Pen Tool – Nas próximas matérias, veremos todos os detalhes dessa ferramenta).
Agora, para que o degradê fique transparente, aplicaremos o modo “Screen”:
Dessa forma chegamos ao final dessa etapa.
Para finalizar, criaremos duas novas geometrias como na imagem abaixo:
Aplicamos o mesmo efeito e finalizamos a estrela. Com um trabalho para fazer o fundo e o reflexo, fechamos com essa imagem:
Vimos nessa estrela o conceito básico da criação do Aqua. Os tipos de efeitos e suas aplicações. No próximo exemplo, veremos o Aqua aplicado em uma bola, que tem alguns detalhes diferenciados da estrela.
Veja abaixo:
A necessidade dos efeitos é a mesma, porém, no caso da bola, temos que aplicá-los de outra forma pra ter um resultado realmente legal.
Inciamos o processo, criando um círculo apenas com borda e outro embaixo, na cor sólida. Você terá esse resultado:
Em seguinda, crie outro círculo como os outros, coloque-o abaixo da borda e acima do preenchimento e aplique um degradê “Ellipse” como mostra a imagem abaixo:
Agora, aplique o modo “Multiply” nessa bola (No mesmo lugar onde você aplicou o modo “Screen”). Você terá o relevo como o Inner Glow fez na Estrela. Veja:
Se aplicássemos o Inner Glow, não chegariamos nesse efeito pelas limitações que essa ferramenta possui. Então, como solução, utilizamos um degradê com a mistura Multiply.
Agora faremos o reflexo, onde vc vai criar uma bola com o degradê do branco para preto e aplicar o modo Screen. Você chegará nesse preview:
Estamos quase terminando. Falta apenas o efeito que, para a estrela, foi o Inner Shadow.
Para a bola, novamente, será uma aplicação diferenciada. Você deverá criar uma geometria como essa imagem:
Detalhe que ela não precisa ser toda certa pois aplicaremos o Edge Feather:
A geometria então, ficará com as bordas suavizadas. Para concluir o efeito, passaremos essa geometria para trás do degradê Ellipse e finalizamos este exemplo com a seguinte imagem:
Todos os efeitos que foram aplicados na estrela foram novamente aplicados na bola, porém, com outras ferramentas.
As aplicações também não mudam para letras. Começamos criando a borda e o preenchimento:
Dica: Para trabalhar melhor com as fontes, você pode convertê-las em vetor… vá no menu Text > Convert to Path (Ctrl+Shift+P).
Aplicaremos agora os efeitos Inner Glow e Inner Shadow como na estrela. (Baixe o arquivo com o png no fim da coluna para ver as configurações de cada um dos efeitos). Ficamos com a seguinte imagem:
O próximo passo é criar os reflexos que serão três:
Assim, finalizamos a aplicação para Texto:
O processo é exatamente mesmo dos outros casos, porém, não utilizaremos os efeitos Inner Glow e Inner Shadow. Apenas o degradê e o reflexo já são suficientes para deixar o ícone legal.
Finalizamos ele assim:
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