Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redes Sociais

terça-feira

Como Transformar uma Pessoa em Estátua

Arquivos necessários para a execução do tutorial. Baixe-os antes de começar o trabalho.
Para esse tutorial, vamos usar uma imagem com resolução razoável. A modelo será a atriz Natalie Portman, nessa imagem de 1600 x 1200. Se preferir, poderá usar outra de seu gosto, desde que similar (foto de frente, boa resolução).

Abra a imagem da modelo no Photoshop

Abra a imagem no Photoshop. A primeira coisa a ser feita é isolar a modelo em uma camada separada do fundo. Você pode fazer isso de várias formas, mas como o fundo é branco, assim como parte das luzes que recaem sobre as arestas da figura, o melhor será criar o contorno com a Ferramenta Caneta (tecla de atalho: P), no modo Demarcador, e depois converter o demarcador criado em uma seleção (clique com o botão direito e selecione "Criar seleção...).
Trabalhe com bastante zoom, criando o demarcador com calma, usando a Ferramenta Seleção Direta (atalho: A) para corrigir ocasionais erros.

Use um meio de seleção mais preciso

Comece pela parte inferior, perto de onde seria o ombro. Não se preocupe em delinear a roupa, pois ela será eliminada depois. Faça o demarcador como se não houvesse roupa (veja na imagem abaixo), e mantendo uma mínima distância da pele, pois parte dela está iluminada e invisível devido ao fundo branco.

Etapas da criação do demarcador

Veja que parte da cabeça foi eliminada, pois não aproveitaremos o cabelo. Na imagem central, note a pequena borda branca que foi preservada no rosto; e na parte de baixo, resolvi desenhar o contorno do ombro.

Detalhes do demarcador em torno da modelo

Converta o demarcador em seleção, como foi feito antes; pressione Ctrl + J (ou Cmd + J no Mac) para criar uma nova camada a partir da seleção. Agora Natalie estará separada em sua própria camada com fundo transparente; nomeie-a como "modelo".

Desligue a visibilidade da camada "Plano de Fundo", mas mantenha-a lá, como segurança, caso você resolva reutilizar a imagem original.

Modelo isolada em uma camada, sem fundo

Crie uma camada de fundo, abaixo da camada da modelo (nomeie-a como "fundo", se preferir) e preencha-a com preto sólido.

Duplique a camada "modelo" e desligue a visibilidade da primeira, mantendo-a reservada por segurança, abaixo da camada "fundo". Segurando a tecla Ctrl, clique sobre a miniatura da camada "modelo cópia" na paleta de camadas; isso vai criar uma seleção em volta da modelo.

Então, usando a Ferramenta Carimbo (tecla de atalho: S), com um pincel macio e diâmetro de 40 px, comece a copiar as regiões da testa mais para o alto, apagando o cabelo de Natalie; mantenha o fluxo do Carimbo em cerca de 30%. Trabalhe sem pressa, com bastante zoom, para obter um resultado satisfatório. Vá copiando e mesclando a pele para as regiões com cabelo, até obter algo parecido com o visto abaixo.

Quando preciso, diminua o tamanho do pincel, para detalhes perto da orelha. Não se preocupe se o resultado não for totalmente realista neste ponto, o importante é eliminar os cabelos.

Eliminando os cabelos restantes

Remova a saturação da modelo (menu Imagem > Ajuste > Remover Saturação, ou atalho de teclado Ctrl + Shift +U). Com uso de zoom para aproximar bem a imagem, crie uma seleção que pegue apenas a parte interna dos olhos (veja abaixo).

Use a ferramenta que lhe for mais conveniente (por exemplo, Caneta); no caso, utilizei a Máscara Rápida, com um pincel em torno de 5 px de diâmetro, opacidade e fluxo em 100%.

Ferramenta Máscara Rápida

Use a Ferramenta Degradê (atalho: G) para criar um degradê de preto para branco, linear, e aplique em uma nova camada acima da camada "modelo cópia", deixando-o parecido com o visto na próxima imagem. Comece o degradê um pouco distante do olho, terminando no meio da sobrancelha, isso fará com que os tons variem entre cinza, sem muito contraste de preto e branco. Nomeie esta camada como "olhos".

Criando os olhos da estátua

Para completar a região dos olhos, vamos atenuar bastante sobrancelhas e cílios, pois estátuas de pedra não os têm, certo? Na camada da modelo, usando a Ferramenta Subexposição (atalho de teclado: O), com um pincel macio, tamanho variando entre 10 e 30 px, no intervalo "Tons Médios" e exposição em cerca de 20%, atenue as sobrancelhas e os cílios.

Faça com cuidado para não deixar áreas excessivamente claras, especialmente nos cílios, variando o pincel para tamanhos menores quando necessário.

Atenuação dos olhos da estátua

Clique novamente na miniatura da camada "modelo cópia" com a tecla Ctrl pressionada para criar uma seleção em seu conteúdo. Com a Ferramenta Carimbo (atalho: S) elimine a roupa da modelo, usando um pincel macio com fluxo em cerca de 20%. Vá clonando as regiões em que a pele aparece, próximas da roupa.

Não se preocupe em reproduzir as texturas da pele nas áreas clonadas, o importante é apenas despir o personagem. O resultado deverá ser similar ao visto a seguir.

Após eliminação das roupas

Abra a imagem "textura1" em um novo arquivo, copie-a e cole no documento em que está trabalhando, em uma camada acima de todas. Nomeie-a como "textura1" e mude seu modo de mesclagem de "Normal" para "Multiplicação".

Pressione Ctrl + T para transformar a camada (ou menu Editar > Transformação Livre); ajuste a altura para 170%, largura para 170% e um giro de 90°, no menu acima da tela. Certifique-se de que a textura encobre perfeitamente a cabeça, incluindo as orelhas. Pressione Enter para confirmar a transformação.

Redimensionando a estátua

Duplique a camada da textura, pressione Ctrl + T e gire manualmente a camada, posicionando-a na parte de baixo da estátua, à esquerda (veja abaixo), tomando cuidado para não manter as duas camadas de textura sobrepostas.

Duplicação de parte da camada de textura

Mescle as duas camadas de textura (Ctrl + E ou menu Camadas > Mesclar Camadas), e com a Ferramenta Carimbo, usando pincel macio, cerca de 40 px e fluxo em 10%, cuidadosamente suavize a área onde havia o encontro das duas camadas, copiando partes da própria textura sobre a emenda (deve ter ficado um recorte em contraste entre as áreas). Veja a seguir.

Suavize o encontro entre as duas camadas de textura

Continue com o Carimbo, com fluxo um pouco mais alto (entre 20 e 25%), e vá clonando regiões da textura por toda a parte à direita da estátua, onde não há textura ainda.

Copie algumas rachaduras, posicionando-as onde achar mais interessante. Como pode ver na próxima imagem, resolvi copiar parte da rachadura do alto da cabeça para o ombro, à direita. Aproveite e suavize também a mudança de tom no lado esquerdo da cabeça.

Aplique rachaduras em várias partes da estátua, como na cabeça
Detalhes das rachaduras

Compare as duas imagens: note que a da direita já teve a marca na textura suavizada.

Para manter a textura apenas na modelo, crie uma Máscara de Corte; com a camada da textura selecionada, clique na miniatura da camada da modelo, com o Ctrl pressionado, criando uma seleção com a forma do conteúdo da camada, então clique no botão "Adicionar Máscara de Camada".

Adicionando máscara de camada

Por fim, remova a saturação da textura com uma camada de ajuste (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Matiz/Saturação; marque a caixa "Usar Camada Anterior Para Criar Máscara de Corte"). Mova o controle deslizante da saturação, removendo tudo.

Lembre-se de que o uso de Camadas de Ajuste é uma forma não-destrutiva de alterar seu documento, já que poderia-se simplesmente aplicar um ajuste de Matiz/Saturação sobre a textura; isso modificaria permanentemente a textura.

Para começar, vamos adicionar uma nova camada de ajustes de matiz saturação (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Matiz/Saturação), acima da camada "olhos", para conferir à estátua uma leve coloração azulada. Isto deve ser bem suave, apenas para tirar a neutralidade total da imagem. Veja o ajuste a seguir.

Ajuste de Matiz/Saturação

Comece a criar pontos mais luminosos e outros mais sombrios na estátua, usando as ferramentas Subexposição (atalho: O) para clarear e Superexposição para escurecer. Faça isso na camada "modelo cópia", ou se preferir, duplique-a e mantenha uma cópia de segurança, caso queira reverter depois.

Cuidado para não exagerar em luz e sombra, senão a estátua pode ficar um tanto "metalizada", lembre-se de que queremos semelhança com pedra. No nosso exemplo, foi adicionada mais sombra aos olhos, queixo, lábios, embaixo do lábio inferior, orelhas, parte da cabeça, pescoço e parte inferior do nariz.

As sombras e luzes foram posicionadas imaginando que a fonte de luz deverá vir de cima.

Pontos iluminados ou sombreados na estátua

Abra o arquivo "textura2", cole-a sobre todas as camadas no documento original, mude sua opacidade para cerca de 80%, e a mesclagem para multiplicação. Posicione-a como visto abaixo.

Aplicando a segunda textura

Como feito antes, para manter a textura só na estátua, com a camada "textura2" selecionada, clique com a tecla Ctrl pressionada sobre a miniatura da camada "modelo cópia", então  e clique no botão "Adicionar Máscara de Camada", na base da paleta de camadas.

Remova a saturação da textura (Ctrl + Shift + U), e com a Ferramenta Borracha (atalho: E), usando pincel macio, com opacidade em torno de 30%, apague algumas áreas da textura; no exemplo deste tutorial, foram apagadas partes nas orelhas e na região do queixo. Suavize também a borda da textura, no pescoço. Fique à vontade para fazer alguns testes.

Por fim, diminuí ainda mais a opacidade da camada "textura2"; como visto abaixo, resolvi mantê-la em 60%. Outro pequeno ajuste foi feito na camada "olhos". Como estavam muito escuros, apliquei um ajuste de Matiz/Saturação (Ctrl + U), aumentando a Luminosidade em +21.


Aparência após novos ajustes na textura

Para deixar a textura de pedra um pouco mais forte, foi aplicado um filtro "Máscara de Nitidez" (menu Filtro > Tornar Nítido > Máscara de Nitidez) à camada "textura2", com as configurações abaixo. Isso é opcional.

Máscara de nitidez na textura

Até este ponto, assim estarão as suas camadas

Camadas até esse ponto

Desligue a visibilidade da camada "fundo"; selecione tudo (Ctrl + A) e faça uma cópia mesclada de todas as camadas (Ctrl + Shift + C, ou menu Editar > Copiar Mesclado).

Abra um novo documento de 1600 x 1200 px, com fundo transparente, 72 dpi e cole a estátua que copiou. A partir de agora você vai trabalhar neste documento.

Estátua em uma camada única, em novo documento

Nomeie a camada como "estátua". Diminua o tamanho da estátua em 70% da largura e altura (menu Editar > Transformação Livre, ajuste a porcentagem no menu acima da tela).

Crie outra camada, nomeie-a "fundo" e pinte de preto. Vamos usar o refino de borda (Refine Edge) para tornar as bordas da estátua mais suaves. Selecione o conteúdo da camada "estátua", então vá ao menu Selecionar > Refine Edge... Use a configuração a seguir.

Aplicando o Refine Edge

Com a seleção feita, inverta-a (Ctrl + Shift + I) e pressione Delete uma vez. Remova a seleção.

Antes e depois do Refine Edge

Abra a imagem "rocha.jpg" no Photoshop, copie-a e cole-a no documento da estátua, numa camada acima do fundo, e abaixo da estátua.

Com a Ferramenta Caneta, crie um demarcador com o formato que a base da estátua deverá ter. Aproveite a textura da rocha para criar irregularidades no formato. Quando estiver pronto, converta o demarcador em uma seleção (clique com o botão direito e selecione "Criar seleção"), clique Ctrl + Shift + J para criar uma camada recortando a seleção na camada "base". Então exclua a camada que foi recortada.

Nomeie a camada que foi criada como "basepronta".

Demarcador para a base da estátua
Camada da base

Repita o procedimento com a estátua, criando uma borda irregular no ponto de encontro com a base. Com a Ferramenta Subexposição, pincel macio e exposição em cerca de 20%, escureça a borda superior da base e a inferior da estátua, até que o encontro entre as duas partes adquira uma aparência mais realista.

Concluindo a base da estátua

Na camada "estátua", aplique o filtro Efeitos de Iluminação (menu Filtro > Acabamento > Efeito de Iluminação, com a seguinte configuração:

Efeito de Iluminação na estátua

Dependendo da imagem utilizada, a configuração pode ser diferente. Faça testes para ver qual mais se adapta ao seu trabalho e ao seu gosto.

Para criar a luz direcionada de cima, crie uma nova camada logo abaixo da estátua. Crie um demarcador com a Caneta, no formato de cone, como visto abaixo. Para que fique proporcional, arraste linhas guia e posicione-as usando o canto dos olhos da estátua como referência (as linhas verdes são linhas-guia).

Criando a luz superior

Converta o demarcador em uma seleção, preencha-a com um degradê de branco para transparente, começando de cima, terminando-o antes de chegar ao pé da estátua. Aplique um filtro de Desfoque Gaussiano, forte (cerca de 80 pixels de raio).

Para a sombra da estátua, crie outra camada. Clique então sobre a miniatura da camada "base" com o Ctrl pressionado; isto vai criar uma seleção em seu conteúdo. Na camada recém-criada, preencha a seleção de preto, mova-a ligeiramente para baixo, e aplique-lhe Desfoque Gaussiano de 10 px.

Para finalizar, como eu ainda achava o contorno da estátua um tanto "recortado" sobre a luz direcionada do fundo, resolvi suavizar as arestas outra vez, mas em vez de usar o Refine Edge, selecione a estátua, então contraia a seleção em um pixel (menu Selecionar > Modificar > Contração), então inverta a seleção (Ctrl + Shift + I) e pressione Delete uma vez.
Resultado final:

Estátua no Photoshop - tutorial finalizado 

Um comentário :